Criança e um cachorro

Normalmente os pais usam seus animais de estimação como uma maneira de ensinar as crianças a ter senso de responsabilidade e ensiná-los sobre o ciclo da vida.

Embora existam muitos momentos de aprendizado quando as crianças e os animais interagem, ter um animal de estimação oferece às crianças muito mais recompensas quando se trata de sua saúde e desenvolvimento psicológico.

Ter um animal de estimação pode mostrar às crianças que os animais também podem ser vítimas de coisas como ansiedade de separação e outros problemas relacionados ao estresse. Isso ajuda as crianças a entenderem como o amor e o carinho são valiosos também para os animais.

Benefícios psicológicos e de saúde

Abaixo estão relacionados 5 benefícios psicológicos e de saúde, que um animal de estimação pode oferecer convivendo com uma criança.

1. Conforto e companheirismo

Lidar e experimentar momentos muito bons ou muito ruins fazem parte de toda a vida, mas é na infância que temos os primeiros contatos com essas emoções. Ter um animal de estimação como companheiro dá à criança um lugar para procurar conforto e ajudá-la a lidar com algumas das valiosas lições que a vida nos reserva.

O pet também encoraja a adquirir a capacidade de se acalmar, aprender a relaxar durante situações estressantes e lidar com suas emoções de maneira produtiva e não-violenta.

2. Menos doenças e menos alergias

Estudos mostraram que crianças que convivem com cães e gatos, têm menos infecções respiratórias em comparação com aquelas sem animais de estimação. Os cientistas concluíram que essa exposição precoce aos animais fortalece seu sistema imunológico, o que os ajuda a evitar infecções e tornando-os menos suscetíveis a contrair alergias.

3. Maior auto-estima e menos solidão

Pesquisas adicionais descobriram que as pessoas com animais de estimação têm níveis mais altos de auto-estima e se sentem menos solitárias em comparação com crianças criadas longe de animais.

Caso você esteja preocupado com a possibilidade de seu filho substituir seus colega de escola por um amigo de quatro patas, pesquisas mostraram que a maioria das pessoas acredita que os animais de estimação “complementam em vez de competir com” os companheiros humanos.

Os donos de animais que participaram do estudo tiveram o maior retorno emocional, de acordo com esta pesquisa.

4. Mais exercícios e menos ganho de peso

Há uma infinidade de pesquisas mostrando que os donos de animais fazem mais exercícios do que pessoas que não possuem um animal. Isso é provavelmente devido à quantidade de tempo gasto brincando com um gato ou passeando com um cachorro, além de fazer com que as crianças fiquem mais ativas, o que leva a um menor ganho de peso e a um estilo de vida mais saudável.

5. Derrotando a depressão e sentindo-se mais feliz

Possuir um cão ou um gato simplesmente torna as pessoas mais felizes e pode ajudar a derrotar a depressão.

Pense em uma criança que se acalma por abraçar um brinquedo ou um cobertor favorito, e como esse sentimento seria exponencialmente maior se o abraço fosse em outra criatura viva. Ou imagine a criança tendo um dia ruim na escola e, voltando para casa, ser recepcionado com o rosto feliz de um cachorro abanando o rabo ou um gato peludo ronronando.

Considere escolher um animal de estimação para seu filho como uma maneira de ensiná-lo muito mais do que cuidar de outro ser vivo. Você também vai torná-los mais saudáveis ​​e felizes a longo prazo, dando-lhes uma companhia divertida e amorosa.

__
Artigo escrito por Amy Kristine Williams