Peixe Betta no Aquario

Peixinho de estimação é um ótimos pet, principalmente para quem mora em apartamento, visto que não fazem barulho e não necessitam de muito espaço.

Os mais indicados para ter casa sem ter muito trabalho, são os peixes da família Anabantidae, como Bettas, Tricogasters, Colisas e Peixes Paraíso.

Peixe Betta

O Betta por exemplo, é o peixinho de estimação mais conhecido e indicado para as crianças devido ao baixo custo e extrema facilidade de mantê-lo.

Eles possuem um órgão chamado labirinto que permite que respirem o oxigênio da atmosfera e, por isso, podem ficar em aquários comuns, com as beteiras.

As beteiras são recipientes simples de vidro com água apenas, não possuem iluminação, reguladores de temperatura ou filtragem.

Apesar dos Bettas respirarem o oxigênio da atmosfera, eles sofrem com a oscilação de temperatura, fotoperíodo desregulado e acúmulo de dejetos. Por isso, o mais indicado e saudável para o peixe, é usar um aquário que seja equipado com filtro, termostato e luminária.

Não deixar o Betta numa beteira, faz com que sua vida seja mais longa e que ele tenha uma vida com mais qualidade.

Acredite ou não, o Betta é um peixe com hábitos alimentares carnívoros, portanto, as rações para estes peixes devem ter um alto nível de proteína em sua composição básica.

Alimente o Betta duas vezes ao dia em pequenas porções para que ele coma rapidamente.

O grande risco na alimentação dos Bettas são justamente as sobras de rações que ficam no aquário, pois elas entram em decomposição rapidamente elevando um gás tóxico chamado amônia, que é mortal para os peixes.

O preparo da água para seu peixinho de estimação

As dúvidas mais comuns entre as pessoas que vão montar um aquário, são sobre a água: como tratá-la? como mantê-la saudável para o peixe? etc.

O mais indicado é que todas as vezes que for trocar a água do aquário, utilize um “condicionador de água”.

Este produto elimina o cloro, a cloramina e metais pesados da água da torneira. As melhores opções do mercado, ainda regulam o pH para 7 (neutro), que é o ideal para as espécies mais comuns de peixinho de estimação, como o Betta.